Formas de reajuste de tabelas de frete
Formas de reajuste de tabelas de frete
Há vários índices no mercado que podem ser utilizados para reajuste das tabelas de frete. O mais comum é o INCT da NTC. Além deste, podem ser usados o ICOVER produzido pelo Portal Guia do Transportador e o IGP da fundação Getúlio Vargas.
Uma outra possibilidade é o uso de um índice de reajuste próprio.
A montagem de um índice de reajuste próprio deve ser feita com base na variação dos insumos mais relevantes para a operação em questão. Vide exemplo abaixo:
Preço dos principais insumos |
Início do contrato
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12 meses depois
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Peso |
Preço do caminhão | R$ 200.000,00 | R$ 230.000,00 | 30% |
Preço do combustível | R$ 1,86 | R$ 1,96 | 37% |
Salário do motorista | R$ 2.000,00 | R$ 2.300,00 | 33% |
Com base nos dados do exemplo acima, basta calcular a variação de preço de cada insumo, multiplicar pelo peso de cada um deles na planilha de custos e fazer a soma para encontrar o índice de reajuste, conforme tabela abaixo:
Preço dos principais insumos |
Início do contrato
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12 meses depois
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Peso | Variação de preço | Índice de aumento |
Preço do caminhão | R$ 200.000,00 | R$ 230.000,00 | 30% | 15,00% | 4,50% |
Preço do combustível | R$ 1,86 | R$ 1,96 | 37% | 5,37% | 1,98% |
Salário do motorista | R$ 2.000,00 | R$ 2.200,00 | 33% | 10,00% | 3,30% |
Índice de reajuste | 9,78% |
Fonte: Escola de Transportes
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