O que é SEC/CAT


O que é SEC/CAT

No Conhecimento do Transporte há a previsão, conforme mostrado abaixo, da cobrança de uma taxa denominada SEC/CAT


Onde:

SEC = Serviço de Coleta
CAT=Custo Adicional de Transporte

Segundo a NTC, a maioria das empresas não mais faz uso dessa taxa na composição do Frete.

Nas tabelas de frete preparadas pela entidade essa Taxa (SEC/CAT) foi substituída pelas Taxas de Despacho e pela Taxa de Administração SEFAZ - TAS, cujos valores de referência, segundo as tabelas publicadas em maio/2009, são os seguintes:

  • Taxa de despacho: R$ 27,50 por Conhecimento e,
  • TAS - Taxa de Adm. Sefaz com valor sugerido pela NTC de R$ 2,09 por conhecimento

O que é TAS - Taxa de Administração SEFAZ

A TAS destina-se a ressarcir os custos administrativos dos transportadores criados pelos entraves fiscais, exigências burocráticas e apreensões de mercadorias pela Secretaria da Fazenda.

Forma de cobrança: valor fixo por conhecimento emitido

O que é Taxa de Despacho

Essa taxa se destina a ressarcir o transportador pelos custos operacionais e administrativos envolvidos na operação de despacho e nas atividades de coleta e entrega. Considera-se despacho o conjunto de mercadorias acobertadas pela mesma Nota Fiscal. No entanto, admite-se quando se trata de carga de um mesmo destinatário, o agrupamento de notas fiscais em um mesmo despacho.

Forma de cobrança: valor fixo por despacho, acrescido de mark-up e margem específica de cada empresa

NOTA: no conhecimento eletrônico não há mais referência a taxa SEC/CAT, que permanece no Conhecimento em Papel, conforme mostrado acima.

Curso Tabelas de Frete

Aumente seu conhecimento sobre tabelas de frete com nosso curso abrangente. Aprenda como usar essas informações para melhorar suas decisões de transporte e alcançar uma vantagem competitiva.