Parâmetros utilizados nas Planilhas de Custos e Tabelas Referenciais de Preço
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Para a montagem das Planilhas de Custos e Tabelas Referenciais de Preços pela Central de Custos e Formação de Preços do Portal Guia do Transportador, foram utilizados os seguintes parâmetros:
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| - 2 anos | automóveis para aluguel |
| - 4 anos | motos, automóveis e utilitários passageiros e cargas |
| - 6 anos | caminhões leves e ônibus rodoviários |
| - 8 anos | caminhões médios, semi-pesados, pesados, semi-reboques e ônibus urbanos |
2. Como taxa de remuneração de capital utilizou-se os 6% ao ano que a aplicação na Poupança paga.
3. Os encargos sociais sobre salários são de 80% para as empresas e 35% para os profissionais autônomos.. Nas Planilhas de veículos com motorista, foi utilizado apenas 1 (UM) motorista. Para os ônibus urbanos utilizou-se 1 motorista e 1 cobrador. E, em nenhum caso foi considerado o salário de ajudantes.
4. Adotou-se a alíquota de IPVA de São Paulo, acrescida de taxas de seguro obrigatório, licenciamento e despachante da ordem de:
| - Motos | - 4,0% |
| - Automóveis | - 4,5% para veículos a gasolina - 3,5% para veículos a álcool |
| - Utilitários cargas e passageiros | - 2,5% |
| - Caminhões | - 2,5% |
| - Ônibus urbanos e rodoviários | - 1,5% |
| Percentual sobre o valor médio do veículo (valor de compra e venda). | |
5. Demais índices de consumo foram determinados através de pesquisa em empresas e periódicos especializados.
NO CÁLCULO DOS CUSTOS VARIÁVEIS
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TIPO DE VEÍCULO
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MANUTENÇÃO (PEÇAS E MO)
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PNEUS
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COMBUSTÍVEL
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LAVAGEM
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Gastos percentuais sobre o valor do veículo novo
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Intervalo em Km
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Durabilidade em Km (Novo + Recapagens)
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Média de consumo (Km/l)
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Intervalo em Km
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| Motos |
de 0,8 a 1,0
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de 3.000 a 5.000
|
25.000
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de 20 a 60
|
1.250
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| Automóveis |
de 0,65 a 0,7
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de 2.500
|
de 40.000 a 65.000
|
de 10 a 14,9
|
1.000
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| Locação | |||||
| - Popular |
de 5,4 a 5,7
|
de 4.000
|
de 40.000 a 50.000
|
de 11,2 a 14,4
|
1.000
|
| - Médio |
de 5,1 a 5,5
|
de 4.000
|
de 50.000
|
de 10,2 a 13,8
|
1.000
|
| - Luxo |
de 5,0 a 5,5
|
de 4.000
|
de 75.000
|
de 10,0 a 14,0
|
1.000
|
| - Super luxo |
de 4,0 a 4,5
|
de 4.000
|
de 80.000 a 90.000
|
de 9,5 a 13,5
|
1.000
|
| Automóveis Utilitários | |||||
| - Picape |
de 0,7 a 1,2
|
de 5.000
|
de 75.000 a 80.000
|
de 6,5 a 10
|
1.000
|
| - Furgão |
de 0,65 a 0,85
|
de 5.000
|
de 50.000 a 80.000
|
de 6,0 a 9,5
|
1.000
|
| - Passageiros |
de 0,6 a 0,9
|
de 5.000
|
de 80.000 a 120.000
|
de 6,0 a 9,5
|
1.000
|
| Caminhões leves | |||||
| - empresa |
de 0,85 a 1,0
|
de 6.000
|
de 100.000 a 120.000
|
de 5,0 a 6,3
|
1.500
|
| - carreteiro |
de 0,85 a 1,0
|
de 6.000
|
de 100.000 a 120.000
|
de 5,0 a 6,3
|
1.500
|
| Caminhões médios | |||||
| - empresa |
de 0,65 a 0,85
|
de 6.000
|
de 140.000 a 160.000
|
de 3,9 a 5,0
|
1.500
|
| - carreteiro |
de 0,65 a 0,85
|
de 6.000
|
de 140.000 a 160.000
|
de 3,9 a 5,0
|
1.500
|
| Caminhões semi-pesados | |||||
| - empresa |
de 0,65 a 0,8
|
de 8.000
|
de 150.000 a 180.000
|
de 2,5 a 4,4
|
2.000
|
| - carreteiro |
de 0,65 a 0,8
|
de 8.000
|
de 150.000 a 180.000
|
de 2,5 a 4,4
|
2.000
|
| Caminhões pesados | |||||
| - empresa |
de 0,5 a 0,8
|
de 10.000
|
de 200.000 a 250.000
|
de 2,0 a 2,8
|
2.500
|
| - carreteiro |
de 0,5 a 0,8
|
de 10.000
|
de 200.000 a 250.000
|
de 2,0 a 2,8
|
2.500
|
| Micro-ônibus | |||||
| - urbano |
de 0,65 a 0,75
|
de 4.000
|
de 120.000 a 130.000
|
de 4,5 a 6,0
|
1.000
|
| - rodoviário |
de 0,65 a 0,75
|
de 4.000
|
de 140.000 a 160.000
|
de 5,0 a 6,0
|
1.000
|
| Ônibus | |||||
| - urbano |
de 0,8 a 0,9
|
de 10.000
|
de 100.000 a 130.000
|
de 2,0 a 2,4
|
1.000
|
| - rodoviário |
de 0,45 a 0,55
|
de 8.000
|
de 180.000 a 200.000
|
de 2,0 a 2,8
|
1.000
|
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Tipo
|
Capacidade
|
Aproveitamento para cargas fracionadas
|
| Leves |
4 a 6 ton
|
aproveitamento de 65% na carga comum
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| Médios | ||
| -Toco |
6 a 10 ton
|
aproveitamento de 65% na carga comum
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| -Truck |
10 a 14 ton
|
aproveitamento de 65% na carga comum
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| Semi-pesados |
14 a 18 ton
|
aproveitamento de 65% na carga comum
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| Pesados | ||
| - 2 eixos |
16 a 22 ton
|
aproveitamento de 65% na carga comum
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| - 3 eixos |
20 a 27 ton
|
aproveitamento de 65% na carga comum
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| - 3 eixos espaçados |
35 a 36 ton
|
-
|
| - 4 eixos |
36 a 39 ton
|
-
|
| - 6 eixos |
45 a 49 ton
|
-
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DESPESAS ADMINISTRATIVAS
| Motoboy |
10% sobre o Custo Fixo do veículo |
| Locação de Automóveis | |
| - Popular |
30% sobre o Custo Fixo do veículo |
| - Médio |
25% sobre o Custo Fixo do veículo |
| - Luxo |
20% sobre o Custo Fixo do veículo |
| - Super luxo |
15% sobre o Custo Fixo do veículo |
| Utilitários (carga, furgão, passageiros) |
10% sobre o Custo Fixo do veículo |
Caminhões Leves |
|
| - empresa |
20% sobre o Custo Fixo do veículo |
| - carreteiro |
5% sobre o Custo Fixo do veículo |
Caminhões Médios |
|
| - empresa |
20% sobre o Custo Fixo do veículo |
| - carreteiro |
5% sobre o Custo Fixo do veículo |
Caminhões semi-pesados |
|
| - empresa |
20% sobre o Custo Fixo do veículo |
| - carreteiro |
5% sobre o Custo Fixo do veículo |
Caminhões pesados |
|
| - empresa |
20% sobre o Custo Fixo do Cavalo e da Carreta |
| - carreteiro |
5% sobre o Custo Fixo do Cavalo e da Carreta |
| Utilitários Passageiros |
de 7 a 10% sobre o Custo Fixo do veículo |
| Ônibus Urbanos |
20% sobre o Custo Fixo do veículo |
| Ônibus Rodoviários |
20% sobre o Custo Fixo do veículo |
FRETE RETORNO
Os valores presentes nas tabelas de frete não incluem frete retorno. Dessa forma, ao fazer uso das mesmas para fretes que impliquem no retorno do veículo vazio, deve-se aplicar os valores das faixas de distância que incluam a ida e volta do caminhão.
IMPOSTOS INCLUÍDOS (Lucro Presumido)
| COFINS |
3,00%
|
| CSLL |
1,08%
|
| PIS |
0,65%
|
| IR (lucro presumido) |
1,20%
|
| ISS |
5,00%
|
| ICMS |
Variável
|
LUCRO: para construção das Tabelas de Frete adota-se margem de lucro líquida de 8%
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